PIBID-Teatro
LEITE, Allan Luiz Correia – Bolsista de Graduação
FERREIRA, Carolina – Bolsista de Graduação
FURLAN, Murilo – Bolsista de Graduação
LEITE, Vanessa
Caldeira – Coordenadora de Área - UFPEL
Palavras-chave: escola, teatro, sensível.
A partir de
trabalhos realizados nas escolas participantes do PIBID-UFPEL, observou-se que
a linguagem teatral inserida na escola ainda não ocupa o espaço considerado
ideal, como uma disciplina curricular. Desse modo, esta instituição continua não
proporcionando ao aluno uma prática teatral e uma pesquisa efetiva sobre si
mesmo e suas relações corporais, pois a escola, com suas características pragmáticas
e objetivos mercadológicos, possui uma estrutura curricular e física muito restrita
para as questões da arte-educação. O principal objetivo de se avaliar as formas
de recepção da linguagem teatral nas escolas é pensar novas formas de promover o
fazer teatral nesse ambiente. Essa reflexão se deu a partir da prática (com os avanços
conquistados e os obstáculos percebidos) com oficinas de jogo dramático infantil, embasadas pela teoria de Peter Slade; de contações de histórias, defendidas por
Desgranges pela importância para o aprendizado do espectador na captação,
significação e releitura das linguagens da narrativa; e de oficinas de leitura dramática e expressão corpóreo-vocal,
que trabalharam noções de ritmo e compreensão dos textos, e sobre a capacidade
gestual básica como geradora da própria palavra e do comportamento social,
apontada por Dario Fo. Almeja-se buscar soluções cabíveis para o teatro na
escola, sem torná-lo uma prática apenas pontual e incompleta ou como uma ferramenta
didática para outras disciplinas. Mais do que inserir o teatro como uma
disciplina curricular, anseia-se por uma cultura de arte-educação que aborde o saber
sensível e a experiência estética do aluno, defendida por Duarte Júnior.
Referências:
DESGRANGES,
Flávio. A Pedagogia do Espectador.
São Paulo: Hucitec, 2003.
DUARTE
JR., João Francisco. O sentido dos
sentidos. A educação (do) sensível. 4 ed. Curitiba, PR: Criar Edições
Ltda., 2006.
FO,
Dario. Manual mínimo do ator. São
Paulo: Editora Senac, 2004.
SLADE,
Peter. O jogo dramático infantil. São
Paulo: Editora Summus, 1978.
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