domingo, 22 de abril de 2012

QUAL É O REAL ESPAÇO QUE O TEATRO OCUPA NO AMBIENTE ESCOLAR?


PIBID-Teatro

LEITE, Allan Luiz Correia – Bolsista de Graduação
FERREIRA, Carolina – Bolsista de Graduação
FURLAN, Murilo – Bolsista de Graduação
LEITE, Vanessa Caldeira – Coordenadora de Área - UFPEL
Palavras-chave: escola, teatro, sensível.
A partir de trabalhos realizados nas escolas participantes do PIBID-UFPEL, observou-se que a linguagem teatral inserida na escola ainda não ocupa o espaço considerado ideal, como uma disciplina curricular. Desse modo, esta instituição continua não proporcionando ao aluno uma prática teatral e uma pesquisa efetiva sobre si mesmo e suas relações corporais, pois a escola, com suas características pragmáticas e objetivos mercadológicos, possui uma estrutura curricular e física muito restrita para as questões da arte-educação. O principal objetivo de se avaliar as formas de recepção da linguagem teatral nas escolas é pensar novas formas de promover o fazer teatral nesse ambiente. Essa reflexão se deu a partir da prática (com os avanços conquistados e os obstáculos percebidos) com oficinas de jogo dramático infantil, embasadas pela teoria de Peter Slade; de contações de histórias, defendidas por Desgranges pela importância para o aprendizado do espectador na captação, significação e releitura das linguagens da narrativa; e de oficinas de leitura dramática e expressão corpóreo-vocal, que trabalharam noções de ritmo e compreensão dos textos, e sobre a capacidade gestual básica como geradora da própria palavra e do comportamento social, apontada por Dario Fo. Almeja-se buscar soluções cabíveis para o teatro na escola, sem torná-lo uma prática apenas pontual e incompleta ou como uma ferramenta didática para outras disciplinas. Mais do que inserir o teatro como uma disciplina curricular, anseia-se por uma cultura de arte-educação que aborde o saber sensível e a experiência estética do aluno, defendida por Duarte Júnior.

Referências:
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos. A educação (do) sensível. 4 ed. Curitiba, PR: Criar Edições Ltda., 2006.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Editora Senac, 2004.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Editora Summus, 1978.

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